sábado, 15 de novembro de 2008

Alberto Santos Dumont


Alberto Santos-Dumont nasceu a 20 de julho de 1873 em Santa Luzia do Rio das Velhas, hoje cidade de Santos-Dumont, depois de ter sido denominada cidade de Palmira por dilatados anos. Era filho do engenheiro Henrique Dumont e de D. Francisca de Paula Santos. Faleceu em Guarujá - São Paulo - em 23 de julho de 1932. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 4 de junho de 1931, não chegou a tomar posse de sua cadeira.
De família abastada, o jovem Alberto iniciou os estudos no Brasil mas, ainda muito novo passou a estudar em Paris.
Recebeu a influência da leitura de alguns dos inúmeros romances de Júlio Verne, que empolgaram várias gerações de leitores.
Em Paris, fiel leitor do escritor francês, manifestou enorme interesse pela construção de balões. A 18 de setembro de 1898, fez subir ao espaço o primeiro de uma série desses engenhos.
Uma grande vitória foi conseguida em 12 de julho de 1901, quando, partindo de um ponto conseguiu retornar ao mesmo local da partida. O fato teve grande repercussão e, por não ser francês, recusou Santos-Dumont a cruz da legião de Honra que lhe foi oferecida. No mês seguinte, o Aéro Clube da França concedeu-lhe uma medalha de ouro.
Satisfeito com os resultados conseguidos na dirigibilidade de seus balões, Santos-Dumont, em 19 de outubro de 1901, apresentou-se para disputar o prêmio Deutsch de la Meurthe, cujo itinerário consistia na circumnavegação da Torre Eiffel dentro do prazo de trinta minutos. Conseguiu realizar a façanha. O prêmio de 100.000 francos foi dividido pelo vencedor entre os pobres de Paris e os mecânicos que com ele haviam trabalhado na construção dos aparelhos voadores.
Por sua vez o Congresso Brasileiro aprovou a concessão de 100 contos de réis em lei sancionada pelo Presidente da República, Campos Sales, que enviou a Santos-Dumont o seguinte telegrama:
"Tenho o prazer de informar-vos que, hoje, data memorável para o nosso País, assinei a lei votada pelo Congresso Federal vos concedendo, como prova de reconhecimento nacional, cem contos de réis, em memória do brilhante sucesso que alcançastes no vosso ensaio aeronáutico de 19 de outubro".
O Aéro Clube de Paris ofereceu-lhe um banquete no dia 5 de novembro de 1901. Em 1904 foi editado o livro "Dans l’Air", que em português seria divulgado com o título de "Os meus balões"- 1ª edição em 1938. Em 1905 iniciou Santos-Dumont suas experiências com "o mais pesado do que o ar"- o aeroplano.
No ano seguinte, obteve grande êxito com o aparelho "14-Bis", em experiências no Champ de Bagatelle. Neste local, a 12 de novembro de 1906, sob controle do Aéro Clube da França, estabeleceu os primeiros recordes de aviação do mundo.
No dia 19 de outubro de 1913 o Aero Clube da França inaugurou em Saint-Cloud um monumento a Santos-Dumont, representando o lendário Ícaro numa estátua de bronze.
Em 1918 o Governo Brasileiro doou a Santos-Dumont a casa em Cabangu onde nascera perto da estação de Palmira, em Minas Gerais.
No Segundo Congresso Científico Pan-americano, proferiu, a 4 de janeiro de 1916, uma conferência intitulada - "Como o aeroplano pode facilitar as relações entre as Américas".
Aos 59 anos de idade, suicidou-se Santos-Dumont, em 23 de julho de 1932, em Guarujá, São Paulo, profundamente traumatizado, ao que se presume, com o desenrolar do movimento revolucionário irrompido a 9 do referido mês, nos Estados de São Paulo e Mato Grosso.
Em 1931 a Academia Brasileira de Letras o elegera para ocupar a cadeira nº 38, vaga pelo falecimento do romancista Graça Aranha. Não chegou a tomar posse e, em seu lugar foi escolhido o escritor Celso Vieira.
A 31 de julho de 1932, a cidade de Palmira teve mudado seu nome para Santos-Dumont. Em 22 de setembro de 1959 foi concedido ao pioneiro da aviação o posto honorífico de Marechal-do-Ar e seu nome continuou a encabeçar a lista de oficiais-aviadores, no Almanaque do Ministério da Aeronáutica.

DC-10



O McDonnell Douglas DC-10 foi um trijato widebody comercial, que foi desenvolvido e fabricado pela McDonnell Douglas, como sucessor do McDonnell Douglas DC-8. Possuia um par de motores localizados na asa e um terceiro na base da cauda. O DC-10 foi inicialmente planejado para vôos transcontinentais, mas exigências do mercado fizeram com que a McDonnell Douglas estendesse seu alcance. Aviões concorrentes eram o trijato Lockheed L-1011 Tristar, o Boeing 747 (e, posteriomente, o Boeing 767) e o Airbus A300.
Vôou pela primeira vez em 29 de agosto de 1970, e entrou no mercado um ano depois. Foram construídas apenas 446 unidades, sendo a última fabricada em dezembro de 1988. O DC-10 não tinha boa imagem junto aos passageiros por causa de dois acidentes que mataram todos os passageiros, com DC-10-10 da American Airlines e da Turkish Airlines, em Chicago e Paris, respectivamente. Esses acidentes foram devido a um problema na porta do compartimento de carga das aeronaves da série 10 do DC-10.
O DC-10 foi substituído pelo então McDonnell Douglas MD-11 que entrou em serviço em 1990.

No Brasil
No Brasil o McDonnell Douglas DC-10 foi utilizado amplamente pela Varig e Vasp. Até hoje é utilizado para carga pela Varig Log com 3 DC-10 (PP-VMT, PP-VMU, PP-VQY).

Especificações
Capacidade de passageiros: 250 a 380 passageiros.
Comprimento: 55,5 metros.
Envergadura: 50,4 metros.
Altura: 17,7 metros.
Peso (vazio): 121,198 toneladas.
Peso máximo de decolagem:
Alcance: 12 055 quilômetros.
Teto operacional: 12 mil metros.
Velocidade máxima: 982 km/h.

irmãos wright


Os Irmãos Wright, Orville Wright (19 de Agosto de 1871 - 30 de Janeiro de 1948) e Wilbur Wright (16 de Abril de 1867 - 30 de Maio de 1912), são, geralmente, reconhecidos nos Estados Unidos da América e na maioria dos países do mundo por projetarem e construírem o primeiro avião funcional e por realizarem o primeiro vôo controlado num aparelho mais pesado que o ar em Kitty Hawk, Carolina do Norte, que teria sido realizado em 17 de Dezembro de 1903 (foto registrada com data), além de outras realizações marcantes na história da aviação.
O vôo do Flyer 1 é reconhecido pela Fédération Aéronautique Internationale como o primeiro de um aparelho voador controlado, motorizado e "mais pesado que o ar."
Era uma época em que vários inventores de diversos países estavam tentando criar a primeira aeronave mais pesada do que o ar capaz de voar com sucesso. Os Irmãos Wright não queriam derramar informações ao seu principal rival Samuel Pierpont Langley, o então secretário do Instituto Smithsonian.
Eles cresceram em Dayton, Ohio, onde abriram em 1882 uma companhia de manutenção, design e fabricação de bicicletas (a Wright Cycle Company), operando a companhia até 1909.

Poema



Com esta imagem, tudo começou, quando fui ao show aéreo no PAMASP, e recebi uma revista, com todos os comandantes, pilotos, etc. Incluindo esta foto.
Certo dia, minha mãe tem um trabalho de escola para fazer, com alguma imagem ou paisagens, daí reviramos toda a internet não encontramos a imagem perfeita; Desde então fomos procurar em minhas revistas de avião, e encontramos a revistinha do EDA, no seu verso tem esta imagem foi daí que ela fez o seu trabalho escolar e fiz este poema.

Grandes águias robóticas;
Com seus olhos de infravermelhos;
Suas asas que abraçam o nosso povo;
Um povo que não para, um povo honrado.
Mais não existe ser algum, que não se renda a estas maquínas,
maquínas que cortam nuvens, numa tarde de Sol;
Grandes nuvens são elas, que viajam pelo planeta água;
Mas que no momento estão pousadas num país soberano,
Com seu povo na guerra do dia-a-dia.
Ah! O Céu, um Céu de anil brasileiro;
Em plena fusão com o Sol do entardecer.
A linda tarde vai se indo, e uma belíssima noite vai chegando...
A Lua vai se aproximando, para uma linda noite com o Cruzeiro do Sul em destaque,
O Cruzeiro que abençoa às noites do Brasil,
que beija e da boa noite,
Para todos nós de um país soberano e de peito erguido.
Luiz Müller